Antes de começarmos é preciso dizer que, assim como qualquer mudança para outro país, será necessário bastante planejamento, preparação, estudo, conhecimento do espaço, dos costumes e do idioma. Com uma breve pesquisa você verá que a Alemanha é um bom país para viver, trabalhar e estudar, mas é preciso dedicação. Muito tem se falado na qualidade de vida que esse país pode proporcionar aos emigrantes.
Agora vamos aos pontos positivos de viver nesse país incrível. Primeiramente, a Alemanha está situada no centro da Europa e tem fronteiras com nove países. Nenhum outro país europeu tem tantos vizinhos. Isso que dizer que morando na Alemanha você pode conhecer vários países europeus gastando pouquíssimo. Aqui abaixo vou colocar uns exemplos do tempo de locomoção (de carro) da cidade de Berlim para alguns países da Europa.
- Berlim ⇾ Holanda: 6h
- Berlim ⇾Dinamarca: 6h 45min
- Berlim ⇾Bélgica: 7h 50min
- Berlim ⇾França (Paris): 10h 50min
- Berlim ⇾ Suíça: 9h 50min
Para deixar tudo isso ainda melhor, vamos falar do sistema de transporte público na Alemanha. Primeiro que a eficiência e pontualidade dos transportes desse país são conhecidos mundialmente (então já exclua da sua mente a possibilidade de todos os dias ter que passar horas esperando um ônibus ou trem). Outro detalhe é que em Berlim, Munique e outras dezenas de cidades, você irá encontrar diversas linhas de trem que te levaram por boa parte da Europa. Para você que nunca viajou de trem saiba que é uma experiência única, tanto pelo conforto e preços acessíveis, como pela paisagem exuberante.
Nesse contexto, vamos falar de algumas regrinhas na Alemanha. Os alemães preservam a ordem e cuidam do seu país, ou seja, os alemães têm um conceito de trabalhar em função do coletivo. Sabe aquele “jeitinho brasileiro” de fazer coisas? Muitas vezes não serão bem vistos pelos alemães. Vou te dar alguns exemplos: fechar a calçada (nem pense em sair pela rua conversando com outras pessoas sem deixar uma passagem livre); fazer barulho aos domingos; enrolar no caixa dos supermercados; entrar no transporte público antes de outras pessoas saírem; caminhar pela ciclovia (ciclovia é dos ciclistas e além de causar aborrecimento, pode ser um risco a segurança de todos) e dirigir devagar.
Contudo, voltemos as partes boas. Você sabia que em muitos lugares da Alemanha você pode colher o seu próprio alimento? – Os alemães adoram essa experiência de colher a própria comida (e as crianças adoram essa experiência). Dá até para alugar jardins ou hortas pela cidade e fazer sua pequena plantação. Agora, para os amantes de eletrônicos também existem boas notícias: guardem suas notas fiscais! Por lei, as lojas alemãs, supermercados e outros estabelecimentos físicos ou online são obrigados a dar garantia de dois anos para qualquer produto eletrônico (um sonho, não é mesmo?).
Outro detalhe é que Alemanha possui várias de cidades de baixo custo para se viver. Claro, como qualquer outro país, as principais cidades serão as mais caras (Munique, por exemplo), mas também tem opções como a cidade de Colônia, que possui um preço acessível de custo de vida. Porém, uma coisa é certa: o custo de vida na Alemanha é pessoal, variando conforme o consumo e o estilo de vida de cada um. Uma notícia melhor ainda é que o custo de vida para estudante é quase sempre mais baixo. Os estudantes contam com refeitórios e dormitórios subsidiados, que contribuem para uma redução das despesas.
Outro lado bom de morar na Alemanha está no quesito segurança. A Alemanha é um dos países mais seguro do mundo! Só para você fazer uma comparação, enquanto a Alemanha é o 16º país mais pacífico do mundo pelo Global Peace Index, o Brasil ocupa a 126ª posição no ranking. Já em relação a educação a Alemanha também se destaca grandiosamente, principalmente se tratando de ensino superior. O ranking de melhores sistemas de educação superior do mundo compara o desempenho de cada país em quatro áreas: solidez do sistema; acesso à educação superior; desempenho das principais instituições e o contexto econômico do país. Em 2018, no ranking dos países com o melhor sistema de ensino superior do mundo, a Alemanha ficou em quarto lugar.
Pois é, a Alemanha é mesmo um ótimo pais para viver, estudar e passear. Só não podemos esquecer (por mais redundante que pareça) que na Alemanha o idioma falado é o alemão. O inglês bem falado é uma ótima porta de entrada em vários lugares, mas o idioma alemão é o que, de fato, será o diferencial na sua vida e tornará tudo mais fácil nesse país. Por isso, ao decidir se mudar pra Alemanha não deixe de começar seu curso de alemão com um professor dedicado, que adaptará a metodologia e o conteúdo a sua necessidade. Venha conhecer o Prof. Marcelo, seja um aluno da Klar – Aulas de Alemão e conheça o #ModoKlar de ensino.
Fontes:
aresdomundo.com/morar-alemanha/?amp=1
destinomunique.com.br/verdades-morar-alemanha/
eurodicas.com.br/morar-na-alemanha/amp/
eurodicas.com.br/seguranca-na-alemanha/amp/
universidadedointercambio.com/paises-com-melhor-educacao-do-mundo/amp/