Estudar na Alemanha é um sonho para muitas pessoas, mas muitas vezes não sabemos como realizar esse sonho. Nesse texto vou dar algumas dicas que podem lhe ajudar a alcançar seu objetivo. Existem várias formas de estudar na Alemanha, vou fazer uma lista com as principais formas:
- DAAD (Deutscher Akademicher Austausch Dienst) – O DAAD é uma instituição que ajuda na parte de intercâmbio acadêmico. O DAAD também oferece bolsas de estudo de mestrado, doutorado e pós-doutorado na Alemanha. No site do DAAD você pode encontrar um passo-a-passo de como conseguir fazer o intercambio.
Como encontrar uma universidade ou orientador de sua preferência?
Para escolher a universidade e o orientar adequado, eles têm que estar correlacionados. Antes de ingressar no curso é preciso ter uma linha de pesquisa definida. Precisa encontrar um orientador que se adapte ao seu projeto de pesquisa. A forma mais adequada de se conseguir um bom orientador é buscando por artigos científicos que estejam de acordo com a sua pesquisa. Feito isso, a melhor forma de entrar em contato com o possível orientador é enviando um e-mail.
O ensino superior da Alemanha é formado por três tipos de instituição como explicamos aqui:
- Universidades – Os programas de estudo são mais teóricos e mais direcionados à área acadêmica.
- Universidades de Ciências Aplicadas – Nestas instituições, o aprendizado é bem mais prático, apesar de também oferecer uma base teórica, prepara o estudante para o mundo real de uma profissão. Estágios e semestres práticos são obrigatórios nestes cursos.
- Faculdades de Arte, Cinema e Música – Estas são as instituições para as áreas de artes.
Porém, se você quer estudar em uma universidade alemã, você precisa atender a alguns requisitos. O pré-requisito para estudar em uma universidade é a qualificação geral de entrada no ensino superior (Abitur). Quem deseja cursar uma graduação precisa verificar se o seu Ensino Médio equivale aos padrões da universidade. Se não, você vai ter que fazer o Studienkolleg, no qual você complementa o ensino do país de origem para ter uma nota equivalente à dos alemães. Ele dura de seis a doze meses e é focado nas disciplinas necessárias para o curso desejado, ou seja, humanas, exatas, saúde e assim por diante.
Se tratando de valores das faculdades na Alemanha, vale dizer que se você for estudar em universidade pública pagará em torno de 500€ por semestre de doutorado (uma espécie de taxa de matrícula que será usada para contribuir com os gastos do restaurante universitário, da oferta de práticas esportivas e dos alojamentos para estudantes), enquanto graduação e mestrado são mais baratos. Há universidades particulares mais caras e algumas são de graça. A variação é grande, especialmente entre graduação e pós-graduação.
Já em relação aos vistos para estudante, dá dois tipos: o Studienbewerbervisum, em tradução literal “visto de candidato ao estudo” e o Studentenvisum, que é o “visto de estudante”. Só é possível tirar o visto de estudante (Studentenvisum) quando puder comprovar inscrição em uma faculdade, seja de graduação, mestrado ou doutorado. Já o “visto de candidato ao estudo” (Studienbewerbervisum) serve para o Studienkolleg, ou o college de preparação para a faculdade. Para isso, precisa apresentar um documento que comprove a inscrição em um Studienkolleg.
Se você cumpre com os requisitos formais para estudar na Alemanha e já tenha uma carta de aceitação em alguma universidade, então pode se aplicar para retirar o visto de estudante. Você pode dar entrada no visto antes da sua viagem à Alemanha (o que é mais recomendado). Se você ainda não possui a carta de aceitação pela universidade, pode retirar um visto temporário até regularizar sua situação de estudante na Alemanha.
No que se refere a moradia para estudantes, é o seguinte: se você quer estudar em uma universidade alemã, você precisa encontrar acomodação. Em algumas cidades isso não é tão fácil. Algumas opções de moradia são:
- Residência estudantil – As residências estudantis geralmente oferecem as opções de moradia mais baratas para os estudantes. Existem vários deles em muitas cidades universitárias. Lá você mora com outros estudantes em uma casa e divide alguns cômodos, como banheiro e cozinha. O aluguel depende da localização, tamanho e equipamento. O quarto custa em média 246 euros por mês.
- Apartamento compartilhado (WG) – Se você não quer se mudar para uma residência ou não consegue encontrar um quarto lá, você pode procurar um apartamento compartilhado (WG). Lá, vários estudantes moram juntos em um apartamento particular. A cozinha, o banheiro e às vezes a sala de estar são compartilhados, mas cada um tem seu próprio quarto. Os custos de aluguel, eletricidade e internet são compartilhados.
- Apartamento próprio – Se preferir morar sozinho, você pode alugar seu próprio apartamento. É a forma de vida mais confortável, mas também a mais cara.
Por último, mas não menos importante, é o fato de que na Alemanha o idioma principal é o alemão (é sempre bom repetir esse fato). Para se adaptar mais facilmente as faculdades, escolas, trabalhos e socialmente, é importante que você saiba se comunicar na língua deles. A Alemanha atualmente é a quarta maior potência econômica mundial e também o quarto país com o melhor sistema de ensino superior do mundo. Além disso, muitas empresas multinacionais são alemãs e tem suas principais industrias na Alemanha. Ou seja, para estudar e se dar bem na Alemanha é muito importante ter um bom alemão, para isso, contate um bom professor de alemão que se adapte ao seu ritmo e seus horários. Fale com o Prof. Marcelo e marque uma aula experimental. Venha ser aluno da Klar – Aulas de alemão e aprenda mais rápido com o #ModoKlar de ensino!
Fonte:
daad.org.br/pt/estudar-pesquisar-na-alemanha/aprender-alemao/
daad.org.br/pt/estudar-pesquisar-na-alemanha/oito-passos-ate-a-alemanha/
eurodicas.com.br/estudar-na-alemanha/
vestibular.brasilescola.uol.com.br/estudar-no-exterior/8-passos-para-estudar-na-alemanha.htm